domingo, 2 de junho de 2013

Especial Festa Junina - Lembranças da Infância: Chico Bento

Olá Pessoal!
Essa semana não teremos passo a passo de lembrancinhas, pois estou preparando algo bem legal para vocês.
E já que estamos em clima de festa junina, muita comilança, bebidas, todo mundo se vestindo de caipira, lembrei de algo fez parte da infância de muita gente: Chico Bento e sua Turma.
Como não lembrar das suas aventuras pegando goiaba no sítio do Nhô Lau, não é? E ainda levava o Zé Lelé a tira colo, haha!



Ahh as capas dos gibis, como trazem saudade!!!
A do centro é a primeira capa, publicada em Janeiro de 1987. 


Eu adoro o namorico do Chico com a Rosinha, acho um dos casais mais fofos das HQ's. Uma fofura só quando ele a leva pra quermesse (quem leu Chico Bento já sabe rsrs).


Uma história que gosto muito e que acho que vem com uma mensagem bem legal é a "Chico Bento e o Elefante" em que um ex-caçador sonha em ter a cabeça de um elefante para fazer parte de suas conquistas, e Chico não gosta dessa ideia.
Porventura um circo está na cidade e o elefante acaba fugindo e quem encontra o tal bichano? Justamente o Chico! Leva pra escola, pra casa e até que o Coronel Agripino compra o elefante.
Chico lembra da conversa que tiveram e fica muito bravo, mas o Coronel explica que não vai maltratar o animal e que está arrependido que fez. No entanto, diz a Chico que construirá uma reserva para animais.

Há uma mensagem bem interessante que é sobre a caça e maus tratos a animais que acontece no Brasil e no mundo.

As histórias são de grande importância para a educação das crianças dessa nova geração que não tem contato com animais da fazenda, que apenas sabem o que é uma galinha pela televisão ou quando está fritinha no prato (me desculpem pela grosseria). Ou que só veem animais em zoológico...
Levar a criançada para um mundo maravilhoso que é o contato com a natureza, andar descalço, subir em árvores, se sujar, correr atrás de galinha, cair e ralar o joelho, ouvir histórias, comer aquele pãozinho caseiro gostoso pela manhã... Descobrir de verdade o mundo interagindo com o que está ao redor.

Não podemos esquecer das homenagens ao nosso ilustre artista José Ferraz de Almeida Junior, com Chico Bento na reprodução das Obras "Caipira Picando Fumo" e "O Violeiro".


Vamos relembrar ainda mais nossa infância? Dá uma olhadinha lá no Site Oficial da Turma do Chico Bento
Falar de Chico Bento também é falar das aventuras com a onça pintada. Vamos conferir duas historinhas bem legais? Aperte o play e confira:

Chico Bento em Óia a Onça!


Chico Bento em: A hora da onça beber água

Não se esqueça de dar uma olhadinha lá na página do Lembrancinhas Escolares no Facebook! Tem desenhos super legais do Chico Bento para colorir!
Galerê vou me despedindo e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário