segunda-feira, 20 de maio de 2013

Porta retrato/cartão para o Dia das Mães

Olá!
A nossa lembrancinha de hoje é um porta retrato/cartão simples, mas precisa de paciência e muito capricho. Sei que o dia das mães já passou, mas pode ser utilizado para uma festa de 15 anos, batizado ou outras ocasiões.
E mais um recadinho: Agora você pode curtir a página no Facebook e me seguir lá no Twitter. Dá uma olhadinha na coluna direita.
Vamos lá!




Materiais:
  • Gesso em pó
  • Forma de plástico com coraçõezinhos
  • Tinta guache vermelha
  • Pincel macio
  • Cola quente
  • Cola glitter dourada ou prateada
  • Hastes para cartão vermelhas, brancas ou cor-de-rosa claro (encontra-se em lojas para festas)
  • Fitas de tecido em formas de laço alaranjadas e rosas brancas
  • Rosinhas pequenas de tecido
  • Sacos para embalagem de presente (usei o tamanho 11x19 cm)
  • Fitilho (cor que combine com a embalagem)

Passo a passo:
1º passo – Coração de gesso: Faça o gesso da seguinte forma = Num recipiente de plástico, coloque certa quantidade de gesso em pó e água para que este possa ser hidratado. Deixe descansar por uns 5 minutos e misture. Cuidado para que não fique aguado e não faça muito, para que não endureça rapidamente.

Despeje a mistura na forminha de coração e coloque ao sol para acelerar a secagem.

Quando estiver um pouco mais firme e nem tão seco, desenforme e disponha num local em que pegue bastante sol para continuar a secagem e faça um furo para que a haste possa ser colocada; pode utilizar um prego bem fininho, um pedacinho de arame ou a própria haste. Assim, você utiliza a forma por mais vezes.


Se ainda restam dúvidas em como fazer gesso, acesse este link que ensina como fazê-lo. É bem prático.

2º passo – Pintar o coração: Depois de seco, pinte os coraçõezinhos com a tinta guache vermelha. Passe duas demãos. Espere a primeira secar um pouco (em torno de 1 hora) e passe mais uma vez. Sejam generosos com as camadas de tinta, mas não pincele tão firmemente para que o gesso não se desintegre. Deixe secar bem.

O gesso deve estar bem seco para que a pintura fique bonita e uniforme. Deste modo, evita-se que a peça possa ser danificada, perdendo o material.



3º passo – decoração e colagem: Primeiro, vamos colar a haste. Passe a ponta da haste no bico da pistola de cola quente – neste ponto, a cola já deverá estar saindo sozinha – e encaixe no furinho feito no gesso. Para que fique bonito, procure não deixar cola à mostra.

Faça pinguinhos com a cola glitter no coração. Deixe secar.

Depois vá colando os lacinhos maiores e as rosinhas menores. Como eu não tinha fitas de tecido o suficiente para todos os corações, uns ficaram com lacinhos alaranjados, outros com as rosinhas brancas.


Montagem da Lembrança:

Depois de colados, coloque no saquinho para presentes e amarre com o fitilho. Para ficar bem bonitinho, faça cachinhos nas pontas.




Dicas:
  1. As fitinhas de tecido custam um pouquinho mais caro do que as feitas com biscuit, fiz com essas porque os melhores e a maioria dos materiais já estavam esgotados.
  2. Fazer a lembrancinha com antecedência, principalmente esta em que a secagem do gesso demora bastante. Como já disse, a secagem assegura a boa cobertura da tinta.
  3. Em materiais como gesso, utiliza-se a goma laca indiana ou transparente e tinta acrílica. Como a intenção é trabalhar com materiais mais baratos, pode ter certeza que estes dois materiais irão encarecer o custo da confecção. A não ser que seja para outro evento.

Espero que tenham gostado J

Um comentário: